All for Joomla All for Webmasters

Sistemas de aterramento

Nesta introdução, abordaremos alguns tópicos importantes sobre o aterramento de sistemas de potência (alta tensão) e equipamentos eletrônicos sensíveis (baixa tensão).

A conexão intencional de um condutor à terra para a formação de um sistema de aterramento possui diversas motivações. As principais delas são a proteção de seres vivos, o funcionamento adequado de produtos eletrônicos ou ambos:

Leia mais ...

Dispositivo Diferencial Residual (DR)

A proteção diferencial-residual consiste no seccionamento do respectivo circuito elétrico em caso de corrente de fulga à terra maior que a corrente diferencial nominal (), que percorrem os condutores fase e não retornam pelo condutor neutro, mas sim pelas massas e condutores de Proteção Elétrica (PE ou, simplesmente, condutor terra).

Leia mais ...

Controle escalar do motor de indução trifásico

O controle eletrônico da velocidade e torque desenvolvidos por motores de indução trifásicos possui inúmeras aplicações em sistemas industriais e comerciais. Estudos promissores estão em desenvolvimento para a aplicação dessa tecnologia também em motores de indução monofásicos (aplicações residenciais) para a substituição de componentes mecânicos que reduzem a confiabilidade desses motores como a chave centrífuga e o capacitor de partida.

Leia mais ...

Afundamento momentâneo de tensão

O afundamento momentâneo de tensão (AMT) consiste no decréscimo no valor RMS (raiz medial dos quadrados) da tensão com duração de meio ciclo (intervalos menores não podem ser caracterizados efetivamente por valores RMS) até 1 minuto de acordo com a definição apresentada em (Surya Santoso, 2002). A magnitude desta redução está compreendida entre 10% e 90% do seu valor normal.

Leia mais ...

Transferência de energia por calor

A energia térmica é a energia interna da matéria composta pelas energias cinética e potencial dos átomos e moléculas (partículas) de um objeto. A variação dessa energia térmica é denominada calor, que pode ocorrer por três mecanismos diferentes: condução, convecção e radiação térmica. Os dois primeiros estão associados à matéria diretamente e o último, às ondas eletromagnéticas, um fenômeno de modelagem bem mais complexa.

Leia mais ...