All for Joomla All for Webmasters

Módulo Allen Bradley 1762-IR4: mensurando temperaturas (sensores RTDs) ou resistências

O módulo de expansão 1762-IR4 é destinada aos Controladores Lógico Programáveis (CLPs) Micrologix da fabricante Allen Bradley. Esse componente faz a leitura e processamento de sinais provenientes de até 4 (quatro) sensores de temperatura RTD (Resistance Temperature Detector) ou potênciometros.

Leia mais ...

Software de Automação RsLogix 500

O software de automação RSLogix 500 da fabricante Rockwell Automation é utilizado para programar Controladores Lógico Programáveis (CLPs) das famílias Allen Bradley SLC 500 e Micrologix por meio da linguagem de programação Ladder, destinada primariamente para automação de processos de produção industriais. 

Leia mais ...

Software de Automação Rockwell RSLinx

O software RSLinx da fabricante Rockwell Automation é responsável por intermediar as comunicações entre um computador e dispositivos de automação da Rockwell Automation como Controladores Lógico-Programáveis (CLPs), inversores de frequência, entre outros. O mesmo é utilizado em conjunto com o software RSLogix (desenvolvimento) para programar CLPs e com o software ControlFlash para fazer atualizações de firmware. Ainda, ele também é responsável por gerenciar as configurações de redes industriais com dispositivos de automação, diagnosticando problemas de comunicação, entre outras funcionalidades.

Leia mais ...

Plataforma de aquisição de dados de um giroscópio, acelerômetro e termômetro MPU-6050 com o LabVIEW e Arduino

Nesta aplicação, apresentaremos um software desenvolvido nos ambientes de desenvolvimento National Instruments LabVIEW e Microsoft Visual Studio 2013 (Visual Micro) para aquisição e processamento dos dados de um acelerômetro, giroscópio, termômetro e unidade de processamento de motivos (MPU), combinados no chip MPU-6050 da empresa InvenSense, conectado em uma plataforma de hardware Arduino, que por sua vez é conectado ao computador por meio de sua porta Serial/USB.

Leia mais ...

Controlando o Arduino Mega por meio da framework LINX no LabVIEW

Em outros artigos, demonstramos algumas aplicações nas quais a plataforma Arduino era utilizada como interface de aquisição de dados e controle pelo software LabVIEW. Nesta página, demonstraremos a framework open source LINX para LabVIEW com o Arduino Mega, que atualmente suporta as plataformas NI MyRIO, Digilent, Arduino, Sparkfun e suporte em desenvolvimento para o Raspberry PI, TI ARM e PJRC. 

Leia mais ...

Traçando curvas características de resistores com o LabVIEW e fontes programáveis Rigol DP831A e DP1308A

Neste artigo, utilizamos as fontes de alimentação programáveis da Rigol DP831A e DP1308A, que possuem recursos avançados de programação SCPI que garantem a obtenção dos dados das medições e controle total dos mesmos por meio da plataforma LabVIEW e interface VISA, para traçar algumas curvas características de resistores. Enquanto o DP1308A foi controlado pela interface GPIB por meio de uma placa PCI GPIB da National Instruments, o DP831A foi controlado diretamento pela interface USB do mesmo.

Leia mais ...

Análise da potência e tensão elétrica gerados por um mini painel solar fotoelétrico com o LabVIEW

Nesta aplicação, demonstraremos novamente a utilização do software de engenharia LabVIEW para controle e aquisição de dados de equipamentos de instrumentação (multímetro Agilent 34401A e a fonte de alimentação programável Rigol DP1308A) para mensurar a potência e tensão elétrica gerados por um mini painel solar fotoelétrico com potência elétrica nominal de apenas 0,8W, corrente nominal de 160mA, tensão nominal de 5,5V e dimensões físicas apenas de 10 (dez) por 7 (sete) centímetros.

Leia mais ...

Medição precisa da tensão de rede com o LabVIEW e o multímetro 34401A (6,5 dígitos)

O software LabView é uma plataforma de desenvolvimento de software para engenharia, com forte ênfase em controle e aquisição de dados de equipamentos de instrumentação, inúmeros tipos de controladores e sistemas embarcados, por meio de paralelismo e programação gráfica. Em nossas aplicações, utilizamos esse aplicativo cotidianamente para controlar e adquirir dados de multímetros de bancada, analisadores de espectro, geradores de RF, entre inúmeros outros equipamentos que dispomos com interface GPIB, automatizando qualquer procedimento de laboratório ou processo industrial.

Leia mais ...

Desenvolvimento de software com a biblioteca JFreeChart (Java)

Sempre que necessitamos desenvolver ferramentas computacionais convencionais (que não sejam do escopo de outras soluções mais específicas como MATLAB, Simulink ou LabVIEW), utilizamos as plataformas de desenvolvimento C# ou Java. Neste exemplo de aplicação, demonstrarem o desenvolvimento de um software escrito em Java que consiste em uma interface gráfica livre (software livre GNU GPL) composta por cerca de 10.000 linhas de código-fonte e 80 (oitenta) classes diferentes para um simulador de sistemas de potência brasileiro ANAFAS. Esse software livre denominado ANAFAS-GUI utiliza a poderosa biblioteca de plotagem de gráficos JFreeChart.

Leia mais ...

Simulação do motor de indução trifásico por meio da transformação dq0 no Simulink

Este trabalho é um estudo referente à modelagem de um motor de indução trifásico com rotor em gaiola, potência nominal de 215HP, por meio da transformação dq0 aplicada aos eixos de referência estacionário, fixo e síncrono com partida sem carga e posterior aplicação de torque no eixo da máquina. O modelo foi simulado nos softwares Mathworks Simulink e MATLAB por meio de sub-sistemas e programação orientada a objetos.

Leia mais ...