All for Joomla All for Webmasters

Codificação de sinais de controles remotos RF 433MHz de um portão eletrônico e alarme residencial

Neste estudo, analisaremos a codificação de sinais emitidos por controles remotos (portões eletrônicos, alarme residencial, entre outros) RF 433 MHz, por meio de um receptor RF de baixo custo de frequência nominal de 433MHz e modulação ASK, por meio de um osciloscópio digital de 300MHz e dois analisadores lógicos USB.

Leia mais ...

Analisando o receptor e transmissor RF 433 MHz com um osciloscópio e um analisador de espectro

Neste estudo, analisaremos um receptor e um transmissor RF com frequência nominal de 433 MHz e modulação ASK, tipicamente utilizado em controles remotos de portões eletrônicos e outros dispositivos domésticos, por meio de um analisador de espectro Agilent 6 GHz e um osciloscópio Siglent de 300MHz.

Leia mais ...

Efeitos da alteração do comprimento de antenas telescópicas no VSWR, frequências ressonantes e banda de irradiação

Neste estudo, analisamos o VSWR (Voltage Standing Wave Ratio) de antenas telescópicas (retráteis) com a sua variação do comprimento das mesmas e, em consequência a variação da largura e frequência central da banda de irradiação, por meio de uma ponte VSWR, um analisador de espectro e um gerador de RF externo.

Leia mais ...

Analisando o VSWR de dispositivos RF por meio de uma ponte VSWR, um gerador de RF e um analisador de espectro

Uma ponte VSWR é um dispositivo, usualmente passivo, que possibilita a mensuração do VSWR (Voltage Standing Wave Ratio) por meio de um analisador de espectro com tracking generator ou ainda com um gerador de RF externo. Em síntese, o VSWR representa representa a parte do sinal que foi emitido pelo gerador e, posteriormente, refletido de volta ao próprio gerador, sendo um dos fatores que podem dar causa à redução da eficiência de uma antena. Face à diretividade da ponte VSWR, ao contrário do sinal ser simplesmente refletido de volta para o gerador (porta RF Input), ele é refletido para uma porta de saída específica (SWR Output) e a carga conectada em outra porta (usualmente denominada DUT, Device Under Test).

Leia mais ...

Análise da resposta em frequência de um atenuador automotivo Hantek 20:1 10MHz

Nesta aplicação, investigaremos a resposta em frequência de um atenuador com banda nominal de apenas 10MHz e razão de atenuação de 1:20 (relação de tensão) e comercializado para uso automotivo. O estudo foi empreendido por meio de um analisador de espectro Agilent EXA N9010 e um gerador de RF E4438C, ambos de 6GHz.

Leia mais ...

Análise da resposta em frequência de um cristal de quartzo

Nesta aplicação, investigaremos a resposta em frequência de um cristal de quartzo de frequência nominal de 10 MHz, elemento muito utilizado para geração precisa e de baixo custo de sinais de clock para microcontroladores, microprocessadores, relógios, entre inúmeras outras aplicações. O estudo foi empreendido por meio de um analisador de espectro Agilent EXA N9010 e um gerador de RF E4438C, ambos de 6GHz.

Leia mais ...

Análise da reflexão de sinais elétricos em um cabo comum (linha transmissão)

No estudo de linhas de transmissão, é bastante comum o estudo do fenômeno da reflexão na carga em função do não casamento da impedância da linha de transmissão e a carga. Para visualizar esse fenômeno, pode-se utilizar o reflectômetro, que é uma combinação de um gerador de pulsos (comprimento de pico a nanosegundos) com baixo tempo de subida pequeno e um osciloscópio de alta frequência.

Leia mais ...