All for Joomla All for Webmasters

Análise do regulador de tensão LM2596 Step-Down 3A

Nesta aplicação, investigaremos o circuito integrado Texas Instruments LM2596, que consiste em um regulador de tensão chaveado com frequência do oscilador interno de 150kHz, tensão de saída fixa em 5V e corrente nominal de 3A, por meio de uma simples PCB que possui um diodo SS34 na entrada para impedir tensões de entrada negativas, um capacitor eletrolítico de 220uF como filtro na entrada, um potenciômetro para definição da tensão de saída, um indutor de 33uH e, no sinal de saída, outro capacitor eletrolítico de 220uF e um capacitor SMD cerâmico de 10uF.

Leia mais ...

Energia armazenada em baterias 9V de duas fabricantes chinesas

Nesta aplicação, investigaremos baterias de 9V de fabricantes chinesas Gold Power e Tianqiu Enterprise Co. Ltd. Para nossa surpresa, após a compra de um lote de 10 unidades do modelo 6F22X 9V TMMQ da fabricante Tianqiu Enterprise Co. Ltd., vendida como uma bateria Heavy Duty, constatamos que essas unidades se encontram totalmente defeituosas, não sendo capazes de fornecer energia elétrica mesmo em baixas correntes. O estudo foi empreendido por meio de um carga eletrônica DC Array 3722A e software personalizado desenvolvivo no National Instruments LabVIEW por nossa equipe técnica.

Leia mais ...

Tempo de subida e descida do gerador de clock (pulsos) Si5351 150MHz

Nesta aplicação, investigaremos a resposta no domínio do tempo do gerador de clock I²C Si5351 da fabricante Silicon Labs de até 160MHz, utilizado na geração precisa de sinais de clock para microcontroladores, microprocessadores, relógios, entre inúmeras outras aplicações. O estudo foi empreendido por meio de um osciloscópio profissional de alta resolução (HD) de 1 GHz Agilent\Keysight DSO9104H e um sistema Arduino para programação do circuito integrado Si5351.

Leia mais ...

Análise do Atenuador Programável RF Peregrine PE4306 4 GHz

Neste texto, analisaremos o atenuador RF programável PE4306 da fabricante Peregrine Semiconductor, que possui atenuação em passos de 1dB e atenuação máxima de 31dB. O dispositivo é de fácil programação e o firmware do Arduino Due utilizado durante os testes foi desenvolvido pela fabricante da placa PCB utilizada, a empresa SV1AFN Design Lab.

Leia mais ...

Analisando o controlador de LCD Hitachi HD44780

Neste texto, analisaremos a comunicação digital entre um sistema embarcado Arduino e um display LCD alfanumérico com 2 linhas de 16 caracteres cada com controlador Hitachi HD44780 por meio de um analisador lógico com decodificador paralelo para facilitar a validação dos dados (4 bits). Conforme demais artigos referentes a outras aplicações com o Arduino, o firmware foi desenvolvido por meio do Visual Studio, com a extensão Visual Micro, e foi empregada a biblioteca padrão LiquidCrystal.

Leia mais ...

Análise da comunicação I²C entre um Arduino e um sensor MPU-6050

Neste texto, analisaremos a comunicação I²C entre um sistema embarcado Arduino e o circuito integrado MPU-6050 da empresa InvenSense, que consiste em uma Unidade de Processamento de Movimento, sensor giroscópio e um acelerômetro, ambos de três eixos e um termômetro por meio de um analisador lógico com decodificador I²C para facilitar a validação dos dados. Conforme demais artigos referentes a outras aplicações com o MPU-6050, o firmware foi desenvolvido por meio do Visual Studio com a extensão Visual Micro.

Leia mais ...

Analisando o InvenSense MPU-6050: giroscópio, acelerômetro e termômetro

Neste texto, analisaremos o circuito integrado MPU-6050 da empresa InvenSense, que consiste em uma Unidade de Processamento de Movimento, um giroscópio e um acelerômetro, ambos de três eixos, com precisão consideráveis, além de um termômetro. Conforme respectiva aplicação, os dados apresentados foram obtidos por meio de software desenvolvido na plataforma de desenvolvimento National Instruments LabVIEW e o firmware para a plataforma embarcada Arduino, no Visual Studio com a extensão Visual Micro.

Leia mais ...

Codificação de sinais de controles remotos RF 433MHz de um portão eletrônico e alarme residencial

Neste estudo, analisaremos a codificação de sinais emitidos por controles remotos (portões eletrônicos, alarme residencial, entre outros) RF 433 MHz, por meio de um receptor RF de baixo custo de frequência nominal de 433MHz e modulação ASK, por meio de um osciloscópio digital de 300MHz e dois analisadores lógicos USB.

Leia mais ...

Analisando o receptor e transmissor RF 433 MHz com um osciloscópio e um analisador de espectro

Neste estudo, analisaremos um receptor e um transmissor RF com frequência nominal de 433 MHz e modulação ASK, tipicamente utilizado em controles remotos de portões eletrônicos e outros dispositivos domésticos, por meio de um analisador de espectro Agilent 6 GHz e um osciloscópio Siglent de 300MHz.

Leia mais ...